Esportes de quadra

Os esportes de quadra são alguns dos grandes conteúdos da Educação Física Escolar, o famoso quarteto fantástico: futsal, vôlei, basquete e handebol são a grande força da educação física escolar, porem não podemos deixar de lado as outras modalidades que podem compor estes esportes reconhecido em todo nosso pais, alguns exemplos de esportes que podemos e devemos utilizar para introdução ou mesmo como apoio para o ensino do quarteto fantástico são, a queimada, tiro ao alvo, gol a gol entre outros que veremos mais a frente.

Histórico do Voleibol. O Voleibol é um esporte executado em uma quadra com duas equipes separadas por uma rede, e seu objetivo é colocar a bola no chão da equipe adversária. Para isso, a sua principal característica é o uso das mãos. Atualmente, o vôlei é bastante praticado em escolas e nas ruas, o que mostra uma popularidade considerável desse esporte. Foi criado na Associação Cristã de Moços – por William George Morgan As primeiras regras foram apresentadas em 1897 e permitiam que esse esporte fosse praticado em locais abertos, como parques e praias, e em locais fechados, como quadras e ginásios. Nessa época, não havia limitações para o número de pessoas em quadra, mas a indicação era para manter a bola em movimento sobre uma rede de um lado para outro da quadra. Iniciava-se a partida jogando a bola para o lado da quadra adversária e, sem que o adversário deixasse cair a bola no chão, eles deviam devolvê-la, até que alguém deixasse a bola cair. A bola no chão da quadra adversária equivalia a um ponto para o seu time. As regras oficiais de hoje definem que cada equipe deve ser composta por seis jogadores em cada time. Um time inicia a partida sacando e ao adversário é permitido que dê três toques na bola antes de devolvê-la. Ganha o jogo quem ganhar primeiro três sets, com 25 pontos cada um. Principais habilidades utilizadas nesse esporte são: saltar, correr, lançar e rebater. Ou seja: para chegar à bola é preciso correr; para cortar a bola durante um ataque é preciso saltar; para colocar a bola em jogo (sacar) é preciso lançar; e para devolver a bola à quadra adversária é preciso rebater. Mas outras habilidades são específicas desse esporte e devem ser desenvolvidas pelo professor de Educação Física: bloqueio, saque, manchete e toques. Os fundamentos do voleibol são: - Manchete: as pernas devem estar afastadas até a largura dos ombros e levemente flexionadas, com uma perna à frente da outra e os braços devem ser unidos pelas mãos sobrepostas, estendidos à frente do corpo. A bola deve ser rebatida com os antebraços, o que permite que ela seja amortecida e tome outra direção; - Toque: As pernas devem estar abertas na largura dos ombros e semiflexionadas. Os braços também devem estar semiflexionados, direcionados acima da cabeça e a frente do corpo. O contato das mãos com a bola dar-se-á delicadamente por meio da parte interna dos dedos; formando o desnho de um trinagulo com polegares e indicadores aproximados. - Saque: O movimento inicial deve acontecer com os pés em paralelo e a perna contrária ao braço que irá bater na bola deve ficar à frente. A bola deve ser segurada à frente da mão que fará o saque, enquanto o braço de ataque se movimenta de trás e cima para golpear a bola. - Cortada: trata-se de uma rebatida de bola com impulsão dos membros inferiores, caracterizada pela alta velocidade em que atinge a quadra adversária. Dimensões da quadra e bola Sobre a estrutura oficial, deve-se dizer que a quadra é retangular com dimensões de 18m x 9m. A bola é feita em couro e apresenta massa aproximada de 270 gramas. . Voleibol. O vôlei mais comumente conhecido por nós professores e alunos teve sua origem para suprir a necessidade das atividades sem contato principalmente entre as mulheres que sempre foram vistas como seres extremamente frágeis, lógico que com o passar dos anos esta imagem foi tomando outros formatos, o vôlei escolar tem sua base nas praticadas por atletas de todos os países com 6 atletas ou no caso da escolas discentes, na escola podemos iniciar a modalidade já nos anos iniciais com pequenas atividades em que o foco seja o aprendizado da parte histórica e jogos sempre de forma lúdica e atrativa para a faixa etária. Exemplo: para uma turma de 1 ano pode-se contar uma história em que o jogos de vôlei é apresentado a turma em forma de conto, em forma de aventura ou outra que você tenha familiaridade, no meu caso gosto muito de apresentar algo mais voltado para a ação pois é atrativo e muitos temas já são de conhecimento da turma na pagina de planos de aulas deixarei um exemplo de aula e de história que pode ser contada e adaptada para os primeiros anos. O que é importante saber para compartilhar o ensino do Voleibol? Esta pergunta não serve apenas para o vôlei, ela pode ser utilizada em todas as etapas de qualquer aprendizado da vida escolar, cidadã e outras. Mais no vôlei o principal na minha opinião é saber respeitar as características de cada individuo participante daquele momento e espaço e que a cada erro de execução o educando e educador estão mais próximos da verdadeira motivação de se aprender a modalidade voleibol que é gostar de jogar e tentar por si só melhorar sua cultura de jogo. Quando falamos de cultura de jogo no vôlei me refiro a transmissão de conhecimentos e formas de tratamento no mundo do voleibol seja ele escolar ou não, quem de nós nunca ouvimos falar que o vôlei é coisa de mulher e quando alguns colegas gostavam de vôlei eram taxados de (boiólas) assim vulgarmente e ofensivamente chamados aqueles que tem uma opção sexual a diferente de outra tida como normal pela sociedade, porem com as campanhas e orientações advindas de vários campos do conhecimento podemos notar uma significante mudança na forma de tratamento com os homo sexuais em todos os seus gêneros, e o respeito com os atletas dos esportes no caso aqui já mencionado o vôlei, assim tendo uma grande aceitação do esporte como parte da nossa cultura ganhando espaço nas mídias e o mais importante nas escolas. O vôlei tem suas regras bem claras e de forma a dinamizar o mesmo para uma maior apreciação do publico, quem nunca se empolgou em um rali; rali é a forma de se chamar o confronto entre ataque e defesa onde a bola passa por diversas vezes por cima da bola e ao cair no solo maracá o ponto tão concorrido. Quando se marca um ponto seja após um rali ou não a bola e entregue a um jogador do time que marcou ponto para que esse realize o saque, saque é quando um jogador com a bola a tenta impulsionar a bola para o lado contrario da quadra tentando fazê-la chegar ao solo e dentro da área demarcada por linhas onde os jogadores adversários se encontram.

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